Páginas

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Agora é a hora de Dilma





Se levados em conta apenas os votos válidos, a petista aparece com 56%, enquanto Serra tem 44% no Ibope

São Paulo - A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, aumentou a vantagem sobre seu adversário na disputa eleitoral, José Serra (PSDB). Pesquisa Ibope divulgada ontem e encomendada pelo jornal "O Estado de S.Paulo" e pela Rede Globo mostra a petista com 51% das intenções de voto e o tucano com 40%. Na primeira mostra do Ibope no segundo turno, divulgada no dia 13, Dilma tinha 49% e Serra figurava com 43%. A diferença entre os dois candidatos, portanto, foi de 6 para 11 pontos porcentuais.

De acordo com a pesquisa, o total de votos brancos e nulos somou 5% e o dos eleitores que não sabem ou não responderam em quem vão votar ficou em 4%. Se levados em conta apenas os votos válidos, Dilma aparece agora com 56%, enquanto Serra tem 44% - uma diferença de 12 pontos porcentuais.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 18 e 20 de outubro e ouviu 3.010 eleitores. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo número 36.476/2010.

Sensus

Já a pesquisa Sensus divulgada na noite de ontem pelo site da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que encomendou o levantamento, indica a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 52,8% dos votos válidos e o candidato do PSDB, José Serra, com 47,2%. Os votos válidos excluem brancos, nulos e indecisos.

Pelo critério de votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 46,8% e Serra, 41,8%. Brancos e nulos são 4,1%, segundo o instituto Sensus. Os que não sabem em quem votar e os que não responderam somam 7,2%.

A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos.

O instituto fez 2 mil entrevistas nos dias 18 e 19 de outubro em 136 municípios de 24 estados. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo 36.192/2010.

O índice de rejeição de Dilma permaneceu estável, com 35,2%. Na edição anterior da CNT/Sensus, o percentual de eleitores que não votaria na candidata era de 35,4%. Já para Serra, o indicador variou para cima, e passou de 37,5% no levantamento anterior para 39,8% na análise atual.

A pesquisa mostra que 50,1% dos entrevistados elegeram a propaganda de Serra como a melhor campanha. Outros 49,9% avaliaram a publicidade petista como a melhor, independente da opção de voto. A pesquisa mostra, ainda, que 54,7% acompanham as propostas dos candidatos pela televisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário